terça-feira, 27 de novembro de 2012

Livro "Classico de os miseráveis, resenha feita pelo aluno Matheus de Barros Sanches, 8º ano A

Clássico de Os Miseráveis

Esse Clássico tem cento e vinte quatro páginas.
Resenha do Texto: Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean é acolhido por um gentil bispo, que lhe dá comida e abrigo.
Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela policia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tenha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert, um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito é Jean Valjean são a mesma pessoa, neste meio tempo uma das empregadas de Valjean é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobri o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a persegui-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert. O romance Os Miseráveis fala da injustiça social mas resiste até hoje!Quantas pessoas como o ex-condenado Jean Valjean, o menino de rua Gavroche, e Cossete, a orfã, não estão as nosso lado? Se lermos os jornais encontraremos muitas histórias parecidas com a dos personagens.
Este livro é recomendado para todas as pessoas por que é um livro romântico e triste ao mesmo tempo. Autor Victor Hugo que escreveu poemas e romances entre eles: O Corcunda de Notre Dame e os trabalhadores do mar.
Resenha feita pelo Aluno Matheus de Barros Sanches,estudante da Arthur Hoffig.


Nenhum comentário:

Postar um comentário